top of page

Eliete Paraguassu [Brasil]

Eliete Paraguassu é uma mulher negra, marisqueira e quilombola da comunidade de Ilha de Maré, um dos bairros mais negros de Salvador, localizado na Baía de Todos os Santos. Filha de pescador e marisqueira, Eliete Paraguassu é ativista do Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP) e, em 2024, foi eleita vereadora de Salvador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), conquistando 8.749 votos e se tornou a primeira vereadora quilombola da capital baiana.

Defensora ambiental internacionalmente reconhecida, Eliete luta, há mais de 20 anos, pelos direitos de sua comunidade, enfrentando as injustiças sociais e ambientais que atingem a Baía de Todos os Santos, um território cercado por indústrias que exploram e contaminam a natureza afetando diretamente a vida das comunidades quilombolas e negras.

Na Câmara Municipal de Salvador, Eliete Paraguassu é a líder da Bancada do PSOL, vice-presidente da Comissão Permanente de Legislação Participativa e integra as Comissões Permanentes de Defesa dos Direitos da Mulheres e de Reparação.

Em 2022, Eliete Paraguassu candidatou-se para Deputada Estadual, obtendo 9.001 votos, e foi a candidata mais votada pelo PSOL. Já em 2020, obteve 2.291 votos na sua primeira campanha para vereadora de Salvador também pelo PSOL.

O projeto político de Eliete está enraizado em sua vivência comunitária, aprendida com as mulheres de sua comunidade que, por meio da organização coletiva, enfrentam os desafios com diálogo e unidade. Eliete acredita em uma democracia verdadeiramente popular, onde todas as vozes são ouvidas, foco está na sustentabilidade, na alimentação saudável e na preservação dos recursos naturais. Sua luta é pelo Bem Viver, um ideal de vida equilibrada, com territórios preservados, sem racismo ambiental e com dignidade para todas as pessoas.

No Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Eliete se destacou como uma das principais lideranças denunciando o racismo ambiental praticado por grandes corporações que poluem e exploram o território, gerando doenças e pobreza para as comunidades que dependem das águas. Eliete enfrentou a exploração desenfreada que envenena o meio ambiente e ameaça a sobrevivência de marisqueiras, pescadores e quilombolas. Sua luta é pela justiça ambiental e social, por territórios saudáveis e pela preservação da natureza.

Eliete Paraguassu é uma referência de resistência e liderança na luta pelos direitos das comunidades tradicionais e pelo fortalecimento da justiça ambiental e racial na Bahia e no Brasil. Como parte de seu ativismo, integra a Articulação Nacional de Pescadores e Pescadoras do Movimento dos Pescadores e Pescadoras da Bahia, a Coletiva Mahin Organização de Mulheres Negras, a Coalizão Negra Por Direitos e o Fórum Nacional Marielles.

Ao longo de sua trajetória, ocupou importantes posições e participou de diversos projetos e eventos de relevância nacional e internacional:

● Ministério da Pesca e Aquicultura (2023-2024): Coordenadora-Geral de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira;
● Câmara Municipal de Salvador (2021-2022): Assessora Parlamentar;
● Instituto Federal da Bahia (IFBA) (2022-2023): Coordenadora do Projeto Yalodê;
● FIOCRUZ Brasília (2018-Atual): Bolsista do Programa de Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), atuando em iniciativas voltadas à promoção da saúde nas comunidades tradicionais;
● Ministério da Saúde (2012-2015): Integrante do Comitê Técnico para a Política Nacional de Saúde Integral;
● SEPROMI Bahia: Conselheira no Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais (2015-2016) e no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (2012-2014).

Eliete Paraguassu [Brasil]
Régua de Logos Branca.png

Escola Brasileira de Pensamento Decolonial

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page